São Paulo - SP - Vila Mariana - Colégio Batista Brasil

São Paulo – SP – Vila Mariana

O Colégio Batista Brasil – Unidade Vila Mariana é a primeira escola da Rede Batista de Educação no estado de São Paulo. A história da escola começou ainda em 1976 a partir de uma iniciativa da Igreja Batista de Vila Mariana, liderada à época pelo pastor Rubens Lopes, com a criação de um instituto de formação educacional com base nos princípios cristãos.

Ao longo dos anos, esse trabalho cresceu e se desenvolveu até se tornar um centro de formação integral. Em 1997, já com o nome de Colégio Batista de Vila Mariana, a instituição iniciou o curso de pré-escola. Em 2008, esse trabalho foi ampliado, passando a atender aos alunos do Berçário, Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Em 2009, o ensino passou a ser ofertado também aos estudantes do Ensino Fundamental II, e, em 2011, do Ensino Médio.

Desde 2020, o Colégio Batista Brasil de Vila Mariana integra a Rede Batista de Educação, que é também fundamentada nos princípios cristãos.

Proposta pedagógica

Com a missão de ofertar educação integral, o colégio proporciona uma formação que visa o desenvolvimento corporal, cognitivo, socioemocional e espiritual. Dessa forma, a escola oferta uma formação que se estende além do conteúdo do plano curricular comum, capaz de formar cidadãos comprometidos com os valores da ética e do caráter, com base no Programa de Formação Socioemocional.

No plano curricular, a unidade inclui ainda o ensino bilíngue para alunos do Ensino Infantil ao Ensino Médio. Assim, em um ambiente interativo e lúdico, a língua inglesa é ensinada com o objetivo de fazer com que o estudante vivencie o mundo com a habilidade comunicativa em dois idiomas como algo natural.

Além disso, a escola oferta de forma extracurricular o ensino de robótica, por meio do qual o estudante poderá aperfeiçoar habilidades como criatividade, motivação, relacionamento interpessoal e iniciativa, que são bastante requeridas para os profissionais do século 21.

CONHEÇA O BATISTA. AGENDE UMA VISITA GUIADA

ENSINO DE MÚSICA

Na unidade Vila Mariana, o estudo da música também é incentivado como um meio de promover a formação integral dos estudantes. Afinal, ela é uma grande aliada da educação de crianças e adolescentes, uma vez que contribui para o desenvolvimento socioemocional e cognitivo. Por isso, o plano curricular inclui o ensino da música para as turmas da Educação Infantil até o 8º ano do Ensino Fundamental – Séries Finais.

Além disso, a escola tem como parceria uma Escola de Música, que oferece cursos de canto e instrumentos. As aulas da Escola de Música são realizadas no contraturno, dentro do próprio prédio do Colégio Batista Brasil de Vila Mariana.

Benefícios

O estudo da música potencializa ainda mais o desenvolvimento social, cognitivo, motor, entre diversos outros. Além disso, a música é uma forma de expressão, o que favorece a nossa saúde emocional.

Conheça outros benefícios de estudar música:

• exercita o cérebro e ativa suas conexões;
  • auxilia em processos de aprendizado;
  • educa o emocional;
  • promove disciplina;
  • melhora a comunicação;
  • fortalece a memória;
  • desenvolve a expressão corporal;
  • estimula a criatividade.

Faça um Tour Virtual

Ver em tela cheia

• Quadra poliesportiva
  • Sala de judô
  • Laboratório
  • Sala multimídia
  • Playground
  • Auditórios
  • Lanchonete
  • Refeitório

Rua Joaquim Távora, 618 - Vila Mariana - São Paulo

• Saiba como ajudar seu filho a superar os desafios da alfabetização

A fase de alfabetização da criança é um período muito importante para toda a família. É um período também em que surgem muitas dúvidas sobre como ajudar os pequenos a superarem os desafios da alfabetização. Nesse momento, o convívio em família e o incentivo à leitura vão contribuir bastante para o aprendizado das crianças. Além disso, um jeito natural de contribuir para que a criança vivencie o mundo das letras é fazer do ambiente de convivência um espaço para a leitura e a escrita. Continue Lendo Saiba como ajudar seu filho a superar os desafios da alfabetização em Blog Colégio Batista.

• Como ter uma comunicação não violenta com os filhos

“Não vou tomar banho”. “Não quero arrumar o quarto”. “Não vou fazer a lição da escola”. Os pais de adolescentes, uma hora ou outra, vão passar por uma dessas situações conflitantes. E, ao lidar com situações tensas, saber como se comunicar de maneira mais eficiente pode render uma relação menos turbulenta e proporcionar o crescimento de uma conexão mais forte entre pais e filhos. A adolescência é uma fase de intensas transformações. Continue Lendo Como ter uma comunicação não violenta com os filhos em Blog Colégio Batista.

• Conheça os benefícios do trabalho em grupo para crianças

Durante os primeiros anos de vida, as crianças constroem os valores que as acompanharão por toda a vida. Nessa importante fase, começam a realizar algumas atividades que farão parte naturalmente também do cotidiano de muitos adultos, como por exemplo, o trabalho em grupo. Participar de atividades escolares que demandam trabalho em equipe é importante para que os pequenos desenvolvam e exercitem uma série de habilidades, competências e valores necessários para viver bem em sociedade. Continue Lendo Conheça os benefícios do trabalho em grupo para crianças em Blog Colégio Batista.

• O que você precisa saber sobre a BNCC?

Se você possui um filho em idade escolar, certamente já ouviu falar da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Apesar de ser um assunto bastante falando no ambiente escolar, muitas famílias ainda têm dúvidas sobre os reais impactados da BNCC. Por isso, neste artigo vamos esclarecer os principais pontos sobre como funciona e o motivo da BNCC ser tão importante para a educação básica, estipulando eixos temáticos e direitos de aprendizagem na escola. Continue Lendo O que você precisa saber sobre a BNCC? em Blog Colégio Batista.