São Paulo - SP - Vila Mariana - Colégio Batista Brasil

São Paulo – SP – Vila Mariana

O Colégio Batista Brasil – Unidade Vila Mariana é a primeira escola da Rede Batista de Educação no estado de São Paulo. A história da escola começou ainda em 1977 a partir de uma iniciativa da Igreja Batista de Vila Mariana, liderada à época pelo pastor Rubens Lopes, com a criação de um instituto de formação educacional com base nos princípios cristãos.

Ao longo dos anos, esse trabalho cresceu e se desenvolveu até se tornar um centro de formação integral. Em 1997, já com o nome de Colégio Batista de Vila Mariana, a instituição iniciou o curso de pré-escola. Em 2008, esse trabalho foi ampliado, passando a atender aos alunos do Berçário, Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Em 2009, o ensino passou a ser ofertado também aos estudantes do Ensino Fundamental II, e, em 2011, do Ensino Médio.

Desde 2020, o Colégio Batista Brasil de Vila Mariana integra a Rede Batista de Educação, que é também fundamentada nos princípios cristãos.

Proposta pedagógica

Com a missão de ofertar educação integral, o colégio proporciona uma formação que visa o desenvolvimento corporal, cognitivo, socioemocional e espiritual. Dessa forma, a escola oferta uma formação que se estende além do conteúdo do plano curricular comum, capaz de formar cidadãos comprometidos com os valores da ética e do caráter, com base no Programa de Formação Socioemocional.

No plano curricular, a unidade inclui ainda o ensino bilíngue para estudantes do Maternal III ao 9º ano do Ensino Fundamental. Assim, em um ambiente interativo e lúdico, a língua inglesa é ensinada com o objetivo de fazer com que o estudante vivencie o mundo com a habilidade comunicativa em dois idiomas como algo natural.

CONHEÇA O BATISTA. AGENDE UMA VISITA GUIADA

ENSINO DE MÚSICA

Na unidade Vila Mariana, o estudo da música também é incentivado como um meio de promover a formação integral dos estudantes. Afinal, ela é uma grande aliada da educação de crianças e adolescentes, uma vez que contribui para o desenvolvimento socioemocional e cognitivo. Por isso, o plano curricular inclui o ensino da música para as turmas da Educação Infantil até o 1º ano do Ensino Fundamental – Séries Iniciais.

Além disso, a escola tem como parceria uma Escola de Música, que oferece cursos de canto e instrumentos. As aulas da Escola de Música são realizadas no contraturno, dentro do próprio prédio do Colégio Batista Brasil de Vila Mariana, e ainda podem ser feitas virtualmente, com todo apoio e atenção aos estudantes.

Benefícios

O estudo da música potencializa ainda mais o desenvolvimento social, cognitivo, motor, entre diversos outros. Além disso, a música é uma forma de expressão, o que favorece a nossa saúde emocional.

Conheça outros benefícios de estudar música:

• exercita o cérebro e ativa suas conexões;
  • auxilia em processos de aprendizado;
  • educa o emocional;
  • promove disciplina;
  • melhora a comunicação;
  • fortalece a memória;
  • desenvolve a expressão corporal;
  • estimula a criatividade.

Faça um Tour Virtual

Ver em tela cheia