Se você está se preparando para o Enem, certamente já passou por dezenas de textos que prometem a mesma coisa: a tão sonhada nota 1.000 na redação. Mas, se tem tanta gente ensinando a tirar nota máxima, então por que o número de alunos que a alcançam cai a cada edição do exame? Os números não mentem. A dificuldade com a redação do Enem é geral. Por que as receitas que você encontra na internet fracassam? Muito provavelmente porque a maioria se limita a listar dicas genéricas.
Você que conhece o Programacipou, do Mente Inovadora, sabe que uma das habilidades necessárias para superar dificuldade é saber analisar e resolver problemas. Que tal utilizar alguns dos nossos métodos para conquistar uma Redação Nota 1000 no Enem?
Vem comigo!
Como nos ensina o Método da Filmadora, ter uma visão clara do ponto de chegada contribui na organização do pensamento e das ações. Que tal iniciar, então, pela definição do seu objetivo? Neste caso, a resposta é fácil: você quer aprender a fazer uma redação matadora no Enem.
E o que é necessário para atingir esse objetivo?
1- Entender como é composta a nota
2- O que os avaliadores levam em consideração
3- Saber como se escreve um texto dissertativo-argumentativo
4- Usar as palavras e os termos certos
5- Evitar os que vão tirar pontos da sua nota final
6- Conhecer os erros banais que vão lhe render um zero na nota final
Pronto para melhorar sua nota na redação? Então, vamos usar, nos próximos dois blocos, o Método Detetive para investigar como é composta a nota e o que os corretores do Enem avaliam na sua redação.
Imagine que Sherlock Holmes vai prestar o Enem e precisa saber, antes da prova, como é corrigida a redação. Que perguntas ele faria ao doutor Watson? Como ensina o Método Detetive, boas perguntas produzem dados, informações e pistas que ajudam a solucionar uma situação-problema – que, no nosso caso, é entender como são dadas as notas da redação do Enem.
1. QUEM CORRIGE A REDAÇÃO DO ENEM?
Todas as redações do Enem são corrigidas por, no mínimo, dois professores. As notas são atribuídas de forma independente. Um avaliador não sabe a nota que foi dada pelo outro.
2. COMO AS NOTAS SÃO ATRIBUÍDAS?
A correção da redação é, de longe, a mais subjetiva de todas as avaliações do Enem. O que não quer dizer que os professores que a corrigem podem dar a nota que lhes vier à cabeça. Existem critérios que eles devem observar em cinco grandes áreas, chamadas de competências. Cada uma dessas competências tem nota máxima de 200 pontos. A soma das notas de cada competência forma a nota final de cada avaliador.
3. SE SÃO DOIS AVALIADORES, POR QUE EU RECEBO UMA ÚNICA NOTA?
Sua nota final é a média aritmética as duas notas dadas pelos avaliadores. Ou seja, para tirar nota 1000, você precisa que dois avaliadores diferentes, que não conversam entre si, achem a sua redação tão boa a ponto de lhe dar nota máxima em todas as competências.
4. EXISTE A CHANCE DE TIRAR ZERO?
Sim, existem várias situações que podem lhe render zero. As mais comuns são:
– Deixar a folha da redação em branco
– Desenhar em lugar de escrever
– Escrever menos de sete linhas
– Não escrever seu texto no formato dissertativo-argumentativo
– Fugir totalmente do tema proposto para a redação
– Ferir os direitos humanos em sua proposta de intervenção para o problema abordado
Nélio Sales – Marketing de Produto | Mind Lab
Erro: Formulário de contato não encontrado.