Quando se fala em mal-estar causado pelo consumo de algum alimento, logo se deduz que o alimento em questão estava “estragado”. Porém, há uma diferença entre um alimento que sofreu deterioração (conhecido como estragado) e um alimento que sofreu contaminação.
Alimento que sofreu contaminação (contaminado) apresenta microrganismos prejudiciais à saúde e possui características sensoriais normais como cheiro, aparência e gosto. Já o alimento que sofreu deterioração (deteriorado) já estava contaminado e, com o passar do tempo, os microrganismos presentes se multiplicaram, mudando suas características sensoriais como cheiro, aparência e gosto.
Alimento Contaminado – segurança alimentar feita por meio de controle da higiene pessoal e manipulação dos alimentos
Alimento Deteriorado – segurança alimentar feita por meio da validade
Os microrganismos presentes em um alimento deteriorado são os deteriorantes; já no alimento contaminado, são os patógenos. Como quando ocorre uma contaminação não é possível notar as alterações características do alimento, esse pode ser consumido sem que seja percebido o problema, mas os microrganismos patógenos causam doenças, sendo responsáveis por surtos alimentares. Os alimentos que sofrem deterioração apresentam odor desagradável, bolor, aspectos limosos e também não devem ser consumidos, pois podem causar doenças.
Alguns cuidados – como boa higiene do estabelecimento, armazenamento correto dos alimentos, tempo e temperatura adequados do alimento em exposição, higiene correta das mãos, cozimento correto dos alimentos – podem evitar que os microrganismos se multipliquem. Fica a Dica!!!
Dra. Letícia Carla dos Reis Santana – CRN3: 23.661 – Nutricionista da equipe Nutrenza
Erro: Formulário de contato não encontrado.