No dia 5 de abril, o Colégio Batista de Vila Mariana e a Igreja Batista de Vila Mariana receberam o renomado filósofo e teólogo cristão William Lane Craig. Estavam presentes no evento alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, pais, professores, membros da IBVM e convidados.
Durante sua palestra “Um Caso para Deus”, William Lane Craig deteve-se a três pontos que buscam fundamentar a fé cristã a respeito da existência de Deus e de sua autoria absoluta na criação do universo e de tudo o que existe: Argumento Cosmológico Kalam, A Sintonia Fina do Universo e Argumento Moral. Cada um desses pontos, Craig defendeu com os seguintes argumentos.
Os argumentos apresentados por William Craig têm como objetivo apresentar um poderoso caso cumulativo para a existência de Deus. Juntos, eles produzem um criador e desenhador metafisicamente necessário, sem causa, transcendente, imaterial e pessoal do universo, que é o paradigma e a fonte da bondade moral absoluta.
O filósofo esteve no Brasil pela segunda vez em sua carreira, em um tour que durou de 27 de março a 5 de abril. No dia 4 de abril, palestrou na PUC-SP, evento do qual o CBVM participou como um dos patrocinadores.
Como filósofo, o americano se especializou em filosofia da religião, metafísica e filosofia do tempo. Como teólogo, suas especialidades são estudos sobre o Jesus histórico e a teologia filosófica. Craig ainda fez importantes contribuições para discussões sobre o argumento cosmológico em favor da existência de Deus e de sua onisciência, bem como das teorias do tempo e da eternidade, além de reforçar a historicidade da ressurreição de Cristo. Por causa de suas teorias e sua convicção a respeito do Deus Trino, William Lane Craig se envolveu em debates com ateus famosos e se tornou uma referência mundial de defesa da fé cristã.
Sua pesquisa atual está relacionada com a auto existência de Deus, ou seja, a asseidade divina, pela qual Ele possui em si mesmo a causa ou o princípio de sua própria existência, sendo, portanto, incriado, além de absolutamente autônomo, livre e incondicionado. Sua pesquisa abrange também o desafio que concepções platônicas sobre objetos abstratos apresentam para essa doutrina.
Craig é autor de diversos livros, sendo o mais conhecido deles o intitulado Reasonable Faith (Fé Razoável, em tradução livre).
[aigpl-gallery id=”4502″]